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31º ☕Café com a Direção - “Aprendizagem Otimizada – Estratégias Inteligentes para Resultados Melhores”

Em nosso 31º encontro, realizado em 08/05/2023, recebemos novamente Leandro Alcerito, Neuroespecialista, Designer de Board Games e Professor para dar continuidade ao tema iniciado no Café do mês de março: “Aprendizagem Otimizada – Estratégias Inteligentes para Resultados Melhores”.
Desta vez, o bate-papo com as famílias se deu em torno de dois pontos principais: a importância da frustração e da empatia para as crianças e jovens.
De acordo com o professor Leandro, a frustração desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criança e do adolescente. Embora a frustração possa ser desconfortável e desafiadora, ela oferece oportunidades valiosas para o crescimento emocional, social e cognitivo. A frustração ensina a lidar com situações difíceis e fortalece para enfrentar de forma saudável os desafios apresentados ao longo da vida.

Aprendemos com ele que à luz da neurociência, considerando os processos cerebrais envolvidos na aquisição de novos conhecimentos e habilidades, bem como na superação de desafios e adversidades, há dois processos de aprendizagem: pela persistência e pela resiliência. A persistência está relacionada à capacidade de continuar engajado em uma tarefa mesmo quando o resultado esperado não é alcançado. Vamos aprendendo e melhorando pela repetição. Já a resiliência está relacionada à capacidade de se recuperar rapidamente de uma frustração e buscar soluções diferentes, alternativas para alcançar o resultado esperado. Ela também contribui para a recuperação emocional após situações estressantes. Para a aprendizagem, a resiliência é o melhor caminho porque envolve um processo cerebral mais complexo, com ativação da memória e regulação emocional.

Sobre a empatia, aprendemos que desenvolvê-la nas crianças e jovens é de extrema importância, pois é uma habilidade social fundamental que nos permite compreender e compartilhar os sentimentos, perspectivas e necessidades dos outros. Quando as crianças aprendem a se colocar no lugar de outra pessoa, elas desenvolvem maior compreensão e respeito pelos sentimentos e necessidades dos outros. Isso fortalece as conexões interpessoais, promove a colaboração e ajuda a resolver conflitos, que são questões valorizadas inclusive no mundo corporativo.

Os jogos de videogame desempenham um papel muito negativo na formação sócio-emocional dessas crianças por impedir que se relacionem, que se comuniquem, que reconheçam emoções, que desenvolvam respostas empáticas, além de promoverem baixo grau de tolerância à frustração, por isso, o professor Leandro que é designer de games e conhece bem essa realidade faz um alerta para que os pais controlem rigidamente o tempo empreendido com os jogos.
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