Pular para o conteúdo principal

Frustração, por que deve fazer parte da vida do seu filho?

Na manhã da última quinta-feira (14/06/2018), aconteceu o primeiro encontro Café com a Direção, com o objetivo de promovermos um momento entre os pais e a direção do Colégio e, de maneira mais próxima, tratar temas que nos inquietam, nos motivam, nos entusiasmam e/ou nos desafiam.

Para esse primeiro encontro foi proposto a leitura do artigo “Frustração, por que deve fazer parte da vida do seu filho?”, a fim de refletirmos, em conjunto, sobre assuntos como: conflitos, autonomia e os papéis do adulto na formação das crianças e jovens.

O momento foi bem agradável e contou com a participação de 27 pais e/ou responsáveis, que debateram alguns temas propostos e expuseram seus desafios e preocupações do dia a dia.

O tempo foi curto para tantas inquietações, por isso utilizaremos esse blog para dar continuidade à nossa conversa.


Material disponibilizado para discussão:

Texto - Os desafios de educar os filhos no século 21 Vídeo - Síndrome do Imperador Vídeo - Suicídio dos Adolescentes

Comentários

  1. Parabéns pela novidade, que me encantou. Os temas discutidos foram o que atualmente estamos vivendo e juntos conseguimos traçar alguns pontos que precisamos aperfeiçoar. O horario foi muito bom, espaço e mofo que foi conduzido também.
    Aguardo o próximo cafė!!!

    ResponderExcluir
  2. Cattia Adrianna Nascimento Brito Lourenço19 de junho de 2018 às 15:49

    Boa tarde!

    Uma excelente iniciativa por parte do colégio. Fiquei muito feliz em participar desse encontro, e perceber que educar é de fato uma tarefa difícil para todos os pais, nas diferentes fases do desenvolvimento.

    Por que frustrar uma criança?
    Primeiramente, para apresentar-lhe uma lei inexorável da vida: todos temos limites! Inclusive nós, pais.
    Acreditar em qualquer outra coisa, e criar um mundo de fantasia, irreal.
    Segundo, para que a criança possa aprender a Desejar. Quem não se frusta, não deseja. E quem não deseja, morre em vida.
    Aprender a desejar envolve ainda a aprendizagem do esperar, do adiar a satisfação. Envolve a criatividade: ter um projeto de futuro. Ter sonhos, que, mesmo sem garantias previas de um sucesso, colocam-nos a caminhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição - Setembro

Começou com um delicioso café no restaurante do Colégio e depois de uma calorosa apresentação, demos início às discussões e debates em grupo. Os grupos foram divididos e discutiram os temas: - Como posso construir a autonomia do meu filho?, - Autonomia X Soberania, e - Autoestima X Autonomia. Após a socialização dos temas abordados, tivemos o seguinte fechamento: Importância de se desenvolver a autonomia das crianças e pensar em atividades que sejam adequadas à cada faixa etária (começando desde bem novo) Importância de se dizer não e não permitir que façam QUALQUER coisa que queiram Confusão que se criou nos conceitos de AUTONOMIA e FRUSTRAÇÃO (faz parte do desenvolvimento saudável) Importância de permitir fazer as escolhas para não termos adultos imaturos e inseguros Importância de trabalhar com as crianças de que não tem problema ser diferente  Para cada escolha, nós somos adultos e podemos ajudar nas escolhas Importância da conversa ...

E foi assim que aconteceu!

Hoje pela manhã aconteceu nosso 4º encontro com o Tema "Tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?". Tivemos dois grupos onde um defendia a utilização da tecnologia na infância, apontando os pontos positivos para o desenvolvimento da criança e claro outro que fazia totalmente ao contrário, mostrava todas as ameaças do uso da tecnologia na infância. Os pontos debatidos contribuíram para mais reflexões sobre esse assunto que cada vez mais fará parte de nossos dias. Comentem e compartilhe!

10ª Competência da BNCC

O 6º Encontro aconteceu na manhã de hoje. Nos reunimos mais uma vez com a proposta de debruçarmos sobre um assunto que nos ajude a construir estruturas mais sólidas para ajudarmos nossas crianças. O tema foi " Responsabilidade e gratidão… construindo caráter e cidadania. ". Os participantes foram desafiados a representar situações REAIS e as IDEAIS de conflitos no relacionamento entre pais e filhos: FAZER POR MERECER Não premiar sem mérito: cria geração de mimados; Celebrar as conquista s. COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO Uso do celular; Perceber as intenções do outro; Empatia; Colocar limites na relação abusiva; Não faça com o outro o que você não quer que faça com você. SENTIR E MOSTRAR GRATIDÃO Tudo é tão rápido que não sentimos a expectativa do desejo; Não deixar de falar por favor, obrigada, desculpa; Tomar cuidado para que a sinceridade não magoe o outro; Estimular as crianças a agradecer; Agradecer até as coisas ruins porque houve apr...