Pular para o conteúdo principal

2ª Edição - Setembro

Começou com um delicioso café no restaurante do Colégio e depois de uma calorosa apresentação, demos início às discussões e debates em grupo.


Os grupos foram divididos e discutiram os temas:
- Como posso construir a autonomia do meu filho?,
- Autonomia X Soberania, e
- Autoestima X Autonomia.

Após a socialização dos temas abordados, tivemos o seguinte fechamento:

  • Importância de se desenvolver a autonomia das crianças e pensar em atividades que sejam adequadas à cada faixa etária (começando desde bem novo)
  • Importância de se dizer não e não permitir que façam QUALQUER coisa que queiram
  • Confusão que se criou nos conceitos de AUTONOMIA e FRUSTRAÇÃO (faz parte do desenvolvimento saudável)
  • Importância de permitir fazer as escolhas para não termos adultos imaturos e inseguros
  • Importância de trabalhar com as crianças de que não tem problema ser diferente 
  • Para cada escolha, nós somos adultos e podemos ajudar nas escolhas
  • Importância da conversa sobre o dia a dia das crianças e nesse momento mostrar os nossos valores
  • Importância do exemplo dos pais
  • Liberdade com responsabilidade: 

Para enriquecer essa discussão, deixe a sua contribuição.
Comente e divulgue esse blog!

Segue o vídeo que ficamos devendo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10º e Último Café do Ano - Opa, Cadê o café?

Foi uma incrível surpresa para todos!!! Confira na publicação do Face e no vídeo gravado durante esse encontro! Álbum de fotos deste dia especial -    http://bit.ly/ccadoen Voltaremos em breve! ;)

41º ☕Café com a Direção - Controle: Segurança ou Invasão

Texto por Cáttia Adrianna Nascimento Brito Lourenço, psicóloga e mãe de estudantes do 6º e 8º ano dos Anos Finais Assisti pela primeira vez a série Black Mirror, em um projeto bem interessante do colégio dos meus filhos, em que os pais são convidados, uma vez ao mês, a debater sobre assuntos relacionados aos desafios na criação dos filhos. Foi-nos apresentado Arkangel, segundo episódio da quarta temporada. Os protagonistas são Marie, uma mãe solteira, e Sara, sua única filha. Esse episódio relata os limites do uso da tecnologia, que permite aos pais acompanharem e monitorarem seus filhos. Porém minha análise de hoje será sobre os elementos que não temos controle em nossas vidas, e na vida dos nossos filhos. Logo na primeira cena, temos o relato de Marie sobre “não ser potente o suficiente” para conseguir ter um parto normal: “não consegui fazer força”, relata a mãe à enfermeira. E a seguir, seu primeiro susto na maternidade: Sara demora para chorar, logo após o nascimento, o que faz su...

E foi assim que aconteceu!

Hoje pela manhã aconteceu nosso 4º encontro com o Tema "Tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?". Tivemos dois grupos onde um defendia a utilização da tecnologia na infância, apontando os pontos positivos para o desenvolvimento da criança e claro outro que fazia totalmente ao contrário, mostrava todas as ameaças do uso da tecnologia na infância. Os pontos debatidos contribuíram para mais reflexões sobre esse assunto que cada vez mais fará parte de nossos dias. Comentem e compartilhe!