Pular para o conteúdo principal

BULLYING

Nossa reunião aconteceu essa manhã.

Após a leitura e reflexão com o texto "O que é bullying?" da Revista Escola, começamos uma gostosa e rica conversa com muitas inquietações.

Não é de hoje.

E se meu filho for o autor?

Como identificar?


Alguns pontos que discutimos:

  • É preciso exercer a escuta como pais, para identificar o problema previamente;
    • Estar próximo e atentos aos sinais que os filhos nos mostram para uma intervenção cautelosa;
    • Estar atento a mudança de comportamento;
  • O quanto a mídia provoca o bullying?
    • Não é de hoje que acontece, mas de uns tempos para cá se tornou um problema...
  • A firmeza dos pais na intervenção ajuda o filho reagir a determinadas situações que evitam o problema;
    • Se colocar no lugar do outro;
    • Estar junto para conversar com os filhos, não proibir;
  • Espectador tem medo de falar;
  • Quem sofre tem autoestima baixa;
  • O bullying moral é mais difícil de identificar e de relatar;
    • O bullying físico, agressão é mais comum entre meninos;
  • A super proteção desprepara o filho para lidar com a situação;
  • A parceria entre a escola e os pais para orientar a resolver o problema, permitindo um acompanhamento mais preciso é um fator importante para reverter a situação.

Agradecemos a presença e não esqueça de deixar a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição - Setembro

Começou com um delicioso café no restaurante do Colégio e depois de uma calorosa apresentação, demos início às discussões e debates em grupo. Os grupos foram divididos e discutiram os temas: - Como posso construir a autonomia do meu filho?, - Autonomia X Soberania, e - Autoestima X Autonomia. Após a socialização dos temas abordados, tivemos o seguinte fechamento: Importância de se desenvolver a autonomia das crianças e pensar em atividades que sejam adequadas à cada faixa etária (começando desde bem novo) Importância de se dizer não e não permitir que façam QUALQUER coisa que queiram Confusão que se criou nos conceitos de AUTONOMIA e FRUSTRAÇÃO (faz parte do desenvolvimento saudável) Importância de permitir fazer as escolhas para não termos adultos imaturos e inseguros Importância de trabalhar com as crianças de que não tem problema ser diferente  Para cada escolha, nós somos adultos e podemos ajudar nas escolhas Importância da conversa ...

E foi assim que aconteceu!

Hoje pela manhã aconteceu nosso 4º encontro com o Tema "Tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?". Tivemos dois grupos onde um defendia a utilização da tecnologia na infância, apontando os pontos positivos para o desenvolvimento da criança e claro outro que fazia totalmente ao contrário, mostrava todas as ameaças do uso da tecnologia na infância. Os pontos debatidos contribuíram para mais reflexões sobre esse assunto que cada vez mais fará parte de nossos dias. Comentem e compartilhe!

10ª Competência da BNCC

O 6º Encontro aconteceu na manhã de hoje. Nos reunimos mais uma vez com a proposta de debruçarmos sobre um assunto que nos ajude a construir estruturas mais sólidas para ajudarmos nossas crianças. O tema foi " Responsabilidade e gratidão… construindo caráter e cidadania. ". Os participantes foram desafiados a representar situações REAIS e as IDEAIS de conflitos no relacionamento entre pais e filhos: FAZER POR MERECER Não premiar sem mérito: cria geração de mimados; Celebrar as conquista s. COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO Uso do celular; Perceber as intenções do outro; Empatia; Colocar limites na relação abusiva; Não faça com o outro o que você não quer que faça com você. SENTIR E MOSTRAR GRATIDÃO Tudo é tão rápido que não sentimos a expectativa do desejo; Não deixar de falar por favor, obrigada, desculpa; Tomar cuidado para que a sinceridade não magoe o outro; Estimular as crianças a agradecer; Agradecer até as coisas ruins porque houve apr...