Pular para o conteúdo principal

17º ☕|💻 - A importância da Escuta


Utilizando  o vídeo do psicanalista Christian Dunker como pano de fundo, a última edição do Café com a Direção realizada em 03/05/21 abordou o tema “A importância da Escuta”. 



A temática trouxe à baila uma importante reflexão a respeito do cuidado em nossas relações, em estar aberto e se colocar no lugar do outro para que a escuta genuinamente aconteça, não a partir de mim, das minhas convicções, ou ancorada em meu julgamento, mas de forma a me transportar para o lugar onde o outro está. 


Em um mundo onde a intolerância, a indiferença e a hiperindividualização se fazem presentes nos noticiários, nas redes sociais, e mesmo no nosso cotidiano sem tempo para o outro, a incapacidade de escutar vai sendo incorporada e aprendida, seja quando não deixamos nossos filhos terminarem de falar e já completamos sua frase, quando fazemos escolhas por eles, quando estabelecemos monólogos ao invés de diálogos ou quando, iniciamos uma conversa manipuladora, induzindo o outro a dizer o que queremos ouvir, por exemplo.


Foi lançado o convite para esse exercício diário de voltarmos nossa atenção para escutar respeitosamente, generosamente, por inteiro, com interesse no que o outro tem a dizer, construindo pontes para um futuro melhor, com relações mais saudáveis.


O encontro foi encerrado com um trecho do livro O Amor que Acende a Lua  de Rubem Alves, que resume bem a discussão do grupo:


“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”


Registro feito por Raquel Favatto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10º e Último Café do Ano - Opa, Cadê o café?

Foi uma incrível surpresa para todos!!! Confira na publicação do Face e no vídeo gravado durante esse encontro! Álbum de fotos deste dia especial -    http://bit.ly/ccadoen Voltaremos em breve! ;)

41º ☕Café com a Direção - Controle: Segurança ou Invasão

Texto por Cáttia Adrianna Nascimento Brito Lourenço, psicóloga e mãe de estudantes do 6º e 8º ano dos Anos Finais Assisti pela primeira vez a série Black Mirror, em um projeto bem interessante do colégio dos meus filhos, em que os pais são convidados, uma vez ao mês, a debater sobre assuntos relacionados aos desafios na criação dos filhos. Foi-nos apresentado Arkangel, segundo episódio da quarta temporada. Os protagonistas são Marie, uma mãe solteira, e Sara, sua única filha. Esse episódio relata os limites do uso da tecnologia, que permite aos pais acompanharem e monitorarem seus filhos. Porém minha análise de hoje será sobre os elementos que não temos controle em nossas vidas, e na vida dos nossos filhos. Logo na primeira cena, temos o relato de Marie sobre “não ser potente o suficiente” para conseguir ter um parto normal: “não consegui fazer força”, relata a mãe à enfermeira. E a seguir, seu primeiro susto na maternidade: Sara demora para chorar, logo após o nascimento, o que faz su...

E foi assim que aconteceu!

Hoje pela manhã aconteceu nosso 4º encontro com o Tema "Tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?". Tivemos dois grupos onde um defendia a utilização da tecnologia na infância, apontando os pontos positivos para o desenvolvimento da criança e claro outro que fazia totalmente ao contrário, mostrava todas as ameaças do uso da tecnologia na infância. Os pontos debatidos contribuíram para mais reflexões sobre esse assunto que cada vez mais fará parte de nossos dias. Comentem e compartilhe!