Pular para o conteúdo principal

21º ☕Como preparar os filhos para um novo mundo?

 No primeiro Café com a Direção de 2022, ocorrido em 07/3/2022, apresentamos a temática central escolhida para ser trabalhada ao longo do ano: “Como preparar os filhos para o novo mundo”. 


O convite para o Café trouxe a indicação para os pais terem contato previamente com o tema por meio de um vídeo onde questões como autonomia e responsabilidade são abordadas de uma maneira que retrata o que muitas famílias vivenciam no dia a dia.


Numa proposta de analisar situações reais descritas em pequenos textos, como mudança de comportamento do filho após divórcio dos pais; garoto introvertido que começa a ter notas ruins na escola ao entrar na adolescência; criança pequena que não aceita a alimentação e o filho que sempre ajuda nas tarefas, mas começa a usar cabelo colorido e roupas esquisitas, os pais puderam expor suas opiniões sobre as situações, sempre tomando como base a seguinte métrica: essa situação é uma montanha ou um grão de areia?


As discussões abordaram temas importantes como rotina, abalo emocional, viabilização do diálogo, formação de valores, alterações hormonais, dentre outros que contribuem para o nosso desenvolvimento enquanto pais que buscam recursos para lidar com os mais diversos desafios em diferentes faixas etárias. 


O fechamento do encontro ficou por conta da reflexão acerca do que realmente é uma montanha ou o nosso sentimento diante de cada situação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição - Setembro

Começou com um delicioso café no restaurante do Colégio e depois de uma calorosa apresentação, demos início às discussões e debates em grupo. Os grupos foram divididos e discutiram os temas: - Como posso construir a autonomia do meu filho?, - Autonomia X Soberania, e - Autoestima X Autonomia. Após a socialização dos temas abordados, tivemos o seguinte fechamento: Importância de se desenvolver a autonomia das crianças e pensar em atividades que sejam adequadas à cada faixa etária (começando desde bem novo) Importância de se dizer não e não permitir que façam QUALQUER coisa que queiram Confusão que se criou nos conceitos de AUTONOMIA e FRUSTRAÇÃO (faz parte do desenvolvimento saudável) Importância de permitir fazer as escolhas para não termos adultos imaturos e inseguros Importância de trabalhar com as crianças de que não tem problema ser diferente  Para cada escolha, nós somos adultos e podemos ajudar nas escolhas Importância da conversa ...

E foi assim que aconteceu!

Hoje pela manhã aconteceu nosso 4º encontro com o Tema "Tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?". Tivemos dois grupos onde um defendia a utilização da tecnologia na infância, apontando os pontos positivos para o desenvolvimento da criança e claro outro que fazia totalmente ao contrário, mostrava todas as ameaças do uso da tecnologia na infância. Os pontos debatidos contribuíram para mais reflexões sobre esse assunto que cada vez mais fará parte de nossos dias. Comentem e compartilhe!

10ª Competência da BNCC

O 6º Encontro aconteceu na manhã de hoje. Nos reunimos mais uma vez com a proposta de debruçarmos sobre um assunto que nos ajude a construir estruturas mais sólidas para ajudarmos nossas crianças. O tema foi " Responsabilidade e gratidão… construindo caráter e cidadania. ". Os participantes foram desafiados a representar situações REAIS e as IDEAIS de conflitos no relacionamento entre pais e filhos: FAZER POR MERECER Não premiar sem mérito: cria geração de mimados; Celebrar as conquista s. COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO Uso do celular; Perceber as intenções do outro; Empatia; Colocar limites na relação abusiva; Não faça com o outro o que você não quer que faça com você. SENTIR E MOSTRAR GRATIDÃO Tudo é tão rápido que não sentimos a expectativa do desejo; Não deixar de falar por favor, obrigada, desculpa; Tomar cuidado para que a sinceridade não magoe o outro; Estimular as crianças a agradecer; Agradecer até as coisas ruins porque houve apr...