Pular para o conteúdo principal

26º ☕Café com a Direção: Que voltem às frustrações

 Que voltem às frustrações” foi o tema discutido com os pais no último Café com a Direção realizado em 03/10/2022. Debatemos a importância das pequenas frustrações no cotidiano dos nossos filhos para que se fortaleçam e aprendam como lidar com esse sentimento, entendendo que compreender as frustrações é uma forma de as crianças aprenderem também a enfrentar as adversidades da vida.

Temos percebido que nos dias atuais, muitos pais querem a todo custo preservar os filhos e poupá-los, formando uma geração frágil emocionalmente. A superproteção não é saudável e impede que as crianças criem estratégias para superarem as situações ruins ao longo da vida de maneira equilibrada. 

Acreditamos que, ao nos depararmos com uma situação de frustração de nossos filhos, o melhor caminho é acalmá-lo, conectar-se com ele e depois ajudá-lo a refletir sobre como pode agir da próxima vez. Todos temos potencial para enfrentar as mais variadas adversidades mas, se não formos expostos aos desafios, essa potencialidade não se transforma em capacidade.

Essa reflexão é endossada pelo psicólogo Leo Fraiman que fala sobre o tema no vídeo disponível em: 

https://www.instagram.com/reel/Civ4YrDMl7c/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

31º ☕Café com a Direção - “Aprendizagem Otimizada – Estratégias Inteligentes para Resultados Melhores”

Em nosso 31º encontro, realizado em 08/05/2023, recebemos novamente Leandro Alcerito, Neuroespecialista, Designer de Board Games e Professor para dar continuidade ao tema iniciado no Café do mês de março: “Aprendizagem Otimizada – Estratégias Inteligentes para Resultados Melhores”. Desta vez, o bate-papo com as famílias se deu em torno de dois pontos principais: a importância da frustração e da empatia para as crianças e jovens. De acordo com o professor Leandro, a frustração desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criança e do adolescente. Embora a frustração possa ser desconfortável e desafiadora, ela oferece oportunidades valiosas para o crescimento emocional, social e cognitivo. A frustração ensina a lidar com situações difíceis e fortalece para enfrentar de forma saudável os desafios apresentados ao longo da vida. Aprendemos com ele que à luz da neurociência, considerando os processos cerebrais envolvidos na aquisição de novos conhecimentos e habilidades, bem como na su

32º ☕Café com a Direção - “Impacto da Transição Nutricional”

No 32º encontro do Café com a Direção realizado em 05/06/2023 recebemos a Thais Lopes, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional com foco no emagrecimento, comportamento alimentar e na saúde mental, para uma conversa sobre o “Impacto da Transição Nutricional”, o quanto a má alimentação, falta de rotina e busca pela praticidade tem afetado a saúde física e mental das crianças, jovens e adultos.  Antigamente os hábitos familiares eram bem diferentes, a mulher tinha a responsabilidade de cozinhar para toda família, além de todas as outras tarefas que lhe eram atribuídas como lavar, passar e arrumar a casa. Com a modernidade e a entrada da mulher para o mercado de trabalho foi necessária a distribuição das tarefas domésticas, com isso é cada vez mais comum a busca pela praticidade e como uma das consequência percebemos o aumento do consumo de fast food, açúcar, alimento industrializado e delivery, ao mesmo tempo também percebemos o aumento de doenças como diabete e colester

27º ☕Café com a Direção - “A desafiadora construção do papel de pais na família contemporânea.”

No último encontro do Café com a Direção recebemos a Psicóloga e Psicanalista Priscilla Umeda para um bate-papo sobre  “A desafiadora construção do papel de pais na família contemporânea.”  Convidamos os pais e responsáveis a lerem o texto abaixo e refletirmos durante o encontro.  EM TERRA FIRME! Sempre que se fala a respeito da formação das crianças e dos jovens, há um tema que é presença constante em qualquer discussão, seja ela na porta da escola, numa palestra ou nos consultórios: os limites e, como costumo brincar, suas infinitas variações. As variações são infinitas, pois, mesmo sem sabermos, lidamos com limites em relação aos pequenos desde muito cedo: quando oferecemos ao bebê a casa mais quieta e escura ao anoitecer e mais clara e barulhenta durante o dia, já estamos dando início a um processo que se estende por toda vida da criança. Assim, os filhos não passam a demandar limites, quando os questionam verbalmente ou os burlam explicitamente, eles os demandam desde que nascem.