Pular para o conteúdo principal

30º ☕Café com a Direção - “Qual é o lugar que os pais precisam ocupar na vida dos filhos? Qual o limite entre ocupar esse lugar e permitir que a criança e o adolescente se desenvolvam com autonomia?”

No último encontro do Café com a Direção, tivemos o prazer de receber a psicóloga Cáttia Adrianna Nascimento Brito Lourenço, formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, com especialização em Psicanálise da Criança e Psicanálise Lacaniana. Como mãe de dois meninos, de 10 e 12 anos, ela enfrenta diariamente o desafio de encontrar respostas inovadoras para as questões que eles apresentam.

Durante o encontro, refletimos sobre questões importantes, como o papel dos pais na vida dos filhos e como encontrar um equilíbrio entre ocupar esse espaço e permitir que as crianças e adolescentes desenvolvam autonomia. Essas são questões fundamentais que afetam todo o processo de crescimento dos filhos.

Antigamente, os pais não enfrentavam tantas dúvidas em relação aos valores essenciais na formação de um ser humano. No entanto, o mundo mudou muito e os valores éticos essenciais tornaram-se relativos. Será que o saber dizer "não" saiu de moda? Será que as crianças de hoje pertencem a uma nova raça mutante que assombra os pais?

Embora os desafios do mundo atual sejam diferentes, muitos pais têm enfrentado problemas emocionais recorrentes por desocupar o lugar que pertence exclusivamente a eles. É preciso encontrar um equilíbrio saudável para que os filhos possam crescer e se desenvolver de forma plena, mas ainda assim se beneficiem do apoio e orientação dos pais.


Sugestões de leitura
Sugestões de leitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10º e Último Café do Ano - Opa, Cadê o café?

Foi uma incrível surpresa para todos!!! Confira na publicação do Face e no vídeo gravado durante esse encontro! Álbum de fotos deste dia especial -    http://bit.ly/ccadoen Voltaremos em breve! ;)

41º ☕Café com a Direção - Controle: Segurança ou Invasão

Texto por Cáttia Adrianna Nascimento Brito Lourenço, psicóloga e mãe de estudantes do 6º e 8º ano dos Anos Finais Assisti pela primeira vez a série Black Mirror, em um projeto bem interessante do colégio dos meus filhos, em que os pais são convidados, uma vez ao mês, a debater sobre assuntos relacionados aos desafios na criação dos filhos. Foi-nos apresentado Arkangel, segundo episódio da quarta temporada. Os protagonistas são Marie, uma mãe solteira, e Sara, sua única filha. Esse episódio relata os limites do uso da tecnologia, que permite aos pais acompanharem e monitorarem seus filhos. Porém minha análise de hoje será sobre os elementos que não temos controle em nossas vidas, e na vida dos nossos filhos. Logo na primeira cena, temos o relato de Marie sobre “não ser potente o suficiente” para conseguir ter um parto normal: “não consegui fazer força”, relata a mãe à enfermeira. E a seguir, seu primeiro susto na maternidade: Sara demora para chorar, logo após o nascimento, o que faz su...

E foi assim que aconteceu!

Hoje pela manhã aconteceu nosso 4º encontro com o Tema "Tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?". Tivemos dois grupos onde um defendia a utilização da tecnologia na infância, apontando os pontos positivos para o desenvolvimento da criança e claro outro que fazia totalmente ao contrário, mostrava todas as ameaças do uso da tecnologia na infância. Os pontos debatidos contribuíram para mais reflexões sobre esse assunto que cada vez mais fará parte de nossos dias. Comentem e compartilhe!