Pular para o conteúdo principal

☕Café com a Direção - Série de 3 encontros sobre “Sexualidade e Novos significados”

No Café com a Direção, realizamos três encontros com a psicóloga Josiane Oliveira, especializada em terapia de casais, terapia familiar e terapia para familiares de drogadictos, além de fornecer orientações gerais.

No "Circuito de Roda de Conversa", o tema discutido foi a sexualidade e seus novos significados, com o objetivo de explorar a construção do conceito, a influência de nossa história e como abordar o assunto com nossos filhos e estudantes. A psicóloga trouxe esses temas para o grupo, contando com a participação dos responsáveis. Sua abordagem foi leve e permitiu a participação de alguns dos pais presentes.

Na sua fala, a psicóloga ressaltou a importância de não forçarmos os adolescentes a conversarem sobre sexualidade, mas sim observar e orientar, pois haverá um momento em que nós, como pais e educadores, precisaremos estabelecer uma comunicação sobre o assunto. Ela nos orientou a responder exatamente o que as crianças e adolescentes nos perguntam.

A psicóloga Josiane também nos alertou sobre alguns movimentos e modismos relacionados à liberdade sem segurança.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

31º ☕Café com a Direção - “Aprendizagem Otimizada – Estratégias Inteligentes para Resultados Melhores”

Em nosso 31º encontro, realizado em 08/05/2023, recebemos novamente Leandro Alcerito, Neuroespecialista, Designer de Board Games e Professor para dar continuidade ao tema iniciado no Café do mês de março: “Aprendizagem Otimizada – Estratégias Inteligentes para Resultados Melhores”. Desta vez, o bate-papo com as famílias se deu em torno de dois pontos principais: a importância da frustração e da empatia para as crianças e jovens. De acordo com o professor Leandro, a frustração desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criança e do adolescente. Embora a frustração possa ser desconfortável e desafiadora, ela oferece oportunidades valiosas para o crescimento emocional, social e cognitivo. A frustração ensina a lidar com situações difíceis e fortalece para enfrentar de forma saudável os desafios apresentados ao longo da vida. Aprendemos com ele que à luz da neurociência, considerando os processos cerebrais envolvidos na aquisição de novos conhecimentos e habilidades, bem como na su

32º ☕Café com a Direção - “Impacto da Transição Nutricional”

No 32º encontro do Café com a Direção realizado em 05/06/2023 recebemos a Thais Lopes, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional com foco no emagrecimento, comportamento alimentar e na saúde mental, para uma conversa sobre o “Impacto da Transição Nutricional”, o quanto a má alimentação, falta de rotina e busca pela praticidade tem afetado a saúde física e mental das crianças, jovens e adultos.  Antigamente os hábitos familiares eram bem diferentes, a mulher tinha a responsabilidade de cozinhar para toda família, além de todas as outras tarefas que lhe eram atribuídas como lavar, passar e arrumar a casa. Com a modernidade e a entrada da mulher para o mercado de trabalho foi necessária a distribuição das tarefas domésticas, com isso é cada vez mais comum a busca pela praticidade e como uma das consequência percebemos o aumento do consumo de fast food, açúcar, alimento industrializado e delivery, ao mesmo tempo também percebemos o aumento de doenças como diabete e colester

27º ☕Café com a Direção - “A desafiadora construção do papel de pais na família contemporânea.”

No último encontro do Café com a Direção recebemos a Psicóloga e Psicanalista Priscilla Umeda para um bate-papo sobre  “A desafiadora construção do papel de pais na família contemporânea.”  Convidamos os pais e responsáveis a lerem o texto abaixo e refletirmos durante o encontro.  EM TERRA FIRME! Sempre que se fala a respeito da formação das crianças e dos jovens, há um tema que é presença constante em qualquer discussão, seja ela na porta da escola, numa palestra ou nos consultórios: os limites e, como costumo brincar, suas infinitas variações. As variações são infinitas, pois, mesmo sem sabermos, lidamos com limites em relação aos pequenos desde muito cedo: quando oferecemos ao bebê a casa mais quieta e escura ao anoitecer e mais clara e barulhenta durante o dia, já estamos dando início a um processo que se estende por toda vida da criança. Assim, os filhos não passam a demandar limites, quando os questionam verbalmente ou os burlam explicitamente, eles os demandam desde que nascem.